Notícia

Portugal perde peso nas vendas de vinhos para o Canadá

Agroportal | 26-10-2006 | Geral, Economia
Portugal tem perdido peso nas vendas de vinhos para o Canadá nos últimos anos, quer em volume quer no valor, segundo as estatísticas oficiais canadianas referentes a 2005.

Destaca-se, no entanto, o domínio do vinho do Porto no mercado canadiano, com 72 por cento de quota, enquanto os vinhos tinto e branco portugueses detêm somente quotas de um por cento cada.

A estatísticas canadianas de 2005 revelam que as compras de vinhos a Portugal totalizaram 42,5 milhões de dólares canadianos (cerca de 30 milhões de euros), menos 2,8 milhões de euros e menos cinco milhões de euros face a 2004 e 20 03, respectivamente.

A par do decréscimo em valor, Portugal recuou no volume total dos vinhos no país.

Questionados sobre estes resultados, responsáveis de empresas vinícolas do sector presentes no mercado canadiano, sublinharam que os vinhos nacionais sofreram em parte com o período de greve que o maior comprador canadiano - a empresa monopolista do Quebeque (SAQ) atravessou nos primeiros meses do ano.

Outros factores que penalizaram as vendas dos vinhos portugueses foram ainda a forte concorrência de outros vinhos estrangeiros no Quebeque, que terão causado "um ligeiro ajustamento no preço de venda", argumentaram ainda.

Portugal ocupou o nono lugar das importações canadianas de vinho em 2005 em volume, com um total de 9,78 milhões de litros enviados.

Trata-se de uma diminuição em 12,8 por cento das remessas deste produto em relação ao ano anterior.

A produção portuguesa neste sector tem sofrido uma grande concorrência de países como a Argentina, Nova Zelândia, Espanha e Austrália que, de 2004 para 2005, aumentaram significativamente as exportações para o mercado canadiano, em níveis de 88 por cento no caso argentino e de 35 por cento dos espanhóis.

Os vinhos mais vendidos no Canadá são, em primeiro lugar, os provenientes de França, seguidos da Austrália, Itália, EUA, Chile, Espanha, Argentina e África do Sul, surgindo então Portugal.

Os produtores portugueses mais comercializados no Canadá são: Taylor's Flaglate, Vallere e Ofley, no Porto; Sogrape e Aveleda nos tintos e brancos.

A província canadiana que mais vinhos compra a Portugal é o Quebeque, absorvendo 54 por cento do total dos vinhos portugueses para o Canadá.

Em 2005, no entanto, o Quebeque comprou menos 20 por cento em volume, recuando em igual variação no valor pago pelos vinhos a Portugal face a 2004.

Em 2005, as compras de vinho portugueses pelo Quebeque cifraram-se em 2 3 milhões de dólares canadianos (16,2 milhões de euros) contra os 28,6 milhões d e 2004.

Também no volume de vinho, as aquisições quebequenses a Portugal caíram 20 por cento durante o último exercício, passando 3,59 milhões de litros em 200 4 para 2,87 milhões.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.